sábado, 5 de novembro de 2011

Beer

Uma das maiores tradições sulistas, o hábito de tomar chimarrão, foi parar dentro de uma garrafa de cerveja, ou melhor, virou cerveja com sabor de chimarrão. A criação é do empresário gaúcho Eduardo Bier Corrêa, 42 anos, que lançou a bebida em dezembro de 2007 no Rio Grande do Sul.

Segundo o empresário, a DaDo Bier Ilex é a primeira cerveja no Brasil produzida com erva-mate (Ilex paraguariensis). A bebida ainda traz ingredientes como lúpulo, água mineral e um blend de maltes importados.

"A cerveja é diferenciada, de baixa fermentação, tem alto teor alcoólico e a coloração esverdeada", disse.

Corrêa levou a idéia de produzir a cerveja usando erva-mate para o mestre-cervejeiro Carlos Bolzan.

 "Foi um trabalho desenvolvido durante um ano e meio. A erva-mate tem algumas semelhanças com o lúpulo, como o amargor e o sabor semelhante ao da cerveja. Apesar disso, os dois ingredientes são completamente diferentes do ponto de vista químico." 

"O projeto da cerveja começou depois de uma conversa com outro amigo cervejeiro, Marcelo Carneiro, em 2006. Ele me confidenciou que tinha vontade de fazer uma cerveja com erva-mate. Eu disse que a história poderia ser interessante e maturei a idéia", disse Corrêa. 

Segundo ele, um dos problemas para se chegar ao resultado final da cerveja Ilex foi a falta de referência para testes.


"Não tínhamos como comparar os resultados das análises com as amostras feitas com cerveja de lúpulo. Foi uma mistura complexa. Fizemos alguns testes experimentais em restaurantes no Rio Grande do Sul e percebemos uma boa receptividade do consumidor."

Em um dos outdoors, a mensagem é a seguinte: "Se beber, não galope".  

"A receptividade foi impressionante. Inicialmente chegamos a ter receio dos gaúchos mais tradicionalistas, pois mexemos com um dos maiores ícones da região, que é o chimarrão. Foi tudo fascinante", disse Corrêa. 

A DaDo Bier Ilex foi colocada no mercado nacional em garrafas de long neck e em um kit com copo em forma de cuia e um suporte para copos feito de couro. 
O foco da produção é o público nacional, mas a cerveja Ilex foi lançada preliminarmente no Rio Grande do Sul.

A combinação de ingredientes como lúpulo, água mineral, um blend de maltes importados e a ilex paraguariensis (erva-mate) resultou em uma bebida de baixa fermentação e alto teor alcoólico (7% vol.).

Segundo o mestre-cervejeiro da Dado Bier, Carlos Bolzan, o resultado foi uma cerveja equilibrada, que mantém o amargor característico da bebida mas acrescenta notas de aroma e sabor da erva-mate, além de possuir uma coloração única, esverdeada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário