sábado, 24 de novembro de 2012

Johnny Cash


A carreira de Cash, coincidiu com o nascimento do rock & roll, com sua atitude rebelde e simples, o ataque direto musical compartilhou muitas semelhanças com o rock. No entanto, houve um profundo sentido da história que o manteve sempre ligado com o Country.

Johnny Cash nasceu em Kingsland, Arkansas, em março de 1935, quando Cash tinha três anos, a família se estabeleceu em Dyess, Arkansas, começou a trabalhar nos campos de algodão aos cinco anos de idade. A fazenda da família foi inundada em pelo menos duas ocasiões, que mais tarde o inspirou a escrever a canção "Five Feet High and Rising". Os problemas econômicos e pessoais de sua família durante a Grande Depressão inspirou muitas de suas canções, especialmente aquelas sobre outras pessoas que enfrentaram dificuldades semelhantes.

As memórias de infância de Cash foram dominadoa pela música gospel e a rádio. Ensinado por sua mãe e um amigo de infância, Cash começou a tocar guitarra e a escrever canções.

Décadas depois, ele lançou um álbum de músicas gospel
tradicionais, chamado "My Mother's Hymn Book". Ele também foi significativamente influenciado pela música tradicional irlandesa que ouvia semanalmente pela voz de Dennis Day no programa de rádio Jack Benny.

Em 1954, Cash e sua esposa Vivian Liberto mudaram-se para 
Memphis, Tennessee, onde vendiam ferramentas e estudavam para serem locutores de rádio. A noite ele tocava com o guitarrista Luther Perkins e o baixista Marshall Grant.


Em 1955, Cash fez suas primeiras gravações da Sun, "Hey Porter" e "Cry Cry! Cry!", Que foram liberadas no final de junho e fizeram razoável sucesso.

À medida que sua carreira estava decolando no final de 1950, Cash começou a beber muito e tornou-se viciado em anfetaminas e barbitúricos.

Seu primeiro show na prisão foi realizado em 01 de janeiro de 1958 
em San Quentin State Prison.

Durante os anos 1960 Cash lançou vários álbuns conceituais, como 
"Bitter Tears", de 1964 e "Ballads Of The True West", de 1965. 

Entretanto o vício continuava, e seu comportamento destrutivo provocou o divórcio, além de causar várias confusões durante seus shows.


Em 1967, o dueto de Cash com June Carter,"Jackson", ganhou um Grammy. 

No dia 22 de fevereiro de 1968, Cash pediu June em casamento durante um show, casaram em 1º de março, em Franklin, Kentucky. 

June havia concordado em se casar com Cash depois dele estar "limpo".


Ele redescobriu sua fé cristã, tendo um "apelo" na Evangel Temple, uma pequena igreja na área de Nashville, pastoreada pelo Reverendo Jimmie Rodgers Snow, filho da lenda da música country Hank Snow.

De 1969 a 1971, Cash estrelou seu próprio programa de TV, The Johnny Cash Show, na rede ABC.

Ao início dos anos 1970, ele havia cristalizado sua imagem pública como "The Man in Black". Ele regularmente realizava seus shows todo vestido de preto, vestindo um longo casaco preto até ojoelho. Este equipamento estava em contraste com os trajes usados ​​pela maioria dos grandes astros da música country: terno de strass e botas de cowboy. Em 1971, Cash escreveu a canção"Man in Black", para ajudar a explicar o seu vestuário.

Em 1980, Cash entrou para o Country Music Hall of Fame, mas durante a década de 1980 seus discos não conseguiram fazer sucesso, embora ele tenha continuado a fazer turnês de sucesso.

Em 1997, Cash foi diagnosticado com a doença neurodegenerativa síndrome de Shy-Drager, é um distúrbio degenerativo caracterizado por danos progressivos ao sistema nervoso autônomo, tremores musculares, rigidez, movimentos lentos e outras perdas neurológicas generalizadas. O diagnóstico foi depois alterado para neuropatia autonômica associada com a diabetes. Esta doença forçou Cash para reduzir sua turnê. Ele foi hospitalizado em 1998 com grave pneumonia, que prejudicou seus pulmões.

Os álbuns "American III: Solitary Man" (2000) e "American IV: The Man Comes Around" (2002) contém a resposta de Cash para sua doença sob a forma de canções de um tom ligeiramente mais sombrio do que os dois primeiros álbuns da série. O videoclipe de "Hurt", canção composta por Trent Reznor do Nine Inch Nails, foi indicada em sete categorias do Video Music Awards da MTV, ganhando o prêmio de Melhor Fotografia. Em 2004 "Hurt" também venceu o Grammy de Melhor Videoclipe.

June Carter Cash morreu em 15 de maio de 2003, aos 73 anos de idade e Johnny Cash em 12 de setembro de 2003 aos 71 anos.



Em 2005 foi lançado o filme "Walk the Line" com Joaquin Phoenix no papel de Cash e Reese Witherspoon como June Carter, dirigido por James Mangold, uma biografia filmada. O filme que recebeu o Oscar de melhor atriz para Witherspoon e uma indicação de melhor ator para Joaquin Phoenix.



Em 2006, o quadrinhista alemão Reinhard Kleist lançou "Cash - I see a darkness", biografia em quadrinhos de Johnny Cash, abrangendo as décadas de 1950 e 1960, mostrando o início da carreira do cantor. O livro recebeu diversos prêmios, dentre os quais o de Melhor Graphic Novel alemã de 2008.


http://www.johnnycash.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário