quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Motorcycle






 A história da marca começa em 1901, quando o ciclista George Holder construiu uma espécie de bicicleta motorizada. Ao ver o experimento, o engenheiro Carl Oscar Hedstrom resolver se associar a Holder e, juntos, começaram a produzir motos.



Com o sucesso de vendas das primeiras unidades, os dois rapazes se empolgaram e seguiram adiante na fabricação de motocicletas. Além de disso, a Indian começa a participar de competições ao redor do mundo, incluindo a famosa Tourist Trophy, na ilha de Man, no Reino Unido. Na prova realizada em 1912, os três primeiros lugares foram ocupados por motocicletas Indian.




 No período da Primeira Guerra Mundial a empresa sofreu sérios problemas financeiros. A saída dos fundadores e o abandono das competições em 1916 também contribuíram para que a Indian chegasse perto da falência, mas as motocicletas da marca continuaram saindo da linha de produção.








 Um de seus modelos consagrados nas pistas e também nas ruas foi a Scout. Criada em 1919, a motocicleta usava um motor “V2” com cilindradas que variavam entre 600 e 1200 cm³. Esta família se manteve em linha de produção por mais de dez anos.


 Em 1927 surgiu uma nova motorização para as Indian: um motor de quatro cilindros em linha, montado longitudinalmente. Batizada de Indian Four, a moto utilizava propulsor de 1265 cm³. O modelo seguiu em produção até 1942.
Durante a primeira metade do século XX, a marca também serviu as autoridades. As motos Indian foram escolhidas para formar o primeiro batalhão policial de Nova Iorque em 1907 e nos anos de guerra foram produzidos modelos para uso militar e policial.

As décadas de 40 e 50 foram críticas para a Indian. As vendas começaram a despencar e a montadora foi obrigada a parar a produção de suas motocicletas em 1953.




Após muitas discussões sobre os direitos autorais da marca, algumas empresas reergueram o nome Indian em 1998. No ano seguinte foram iniciadas as vendas da Chief, mas devido à baixa procura pela motocicleta a marca fechou novamente as portas em 2003. 

O retorno da Indian no mercado de duas rodas ocorreu no ano passado, após Steve Heese e Stephen Julius comprarem os direitos autorais e propriedades da marca. Com a mudança acionária, as motocicletas Indian saem da fábrica que fica em Kings Mountain, na Carolina do Norte, em vez da originária Springfield, em Massachusetts.








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