sábado, 7 de janeiro de 2012

PSYCHO CARNIVAL 2012



De 16 a 21 de fevereiro de 2012 acontece o tradicional Psycho Carnival.

A origem do CARNAVAL vem de uma manifestação popular anterior a era cristã.
É uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Em Roma, com o nome de SATURNÁLIAS,festa em homenagem a Saturno, divindades da mitologia greco-romana, BACO e MOMO, dividiam as honras nos festejos, acontecia uma aparente quebra de hierarquia da sociedade, já que escravos, filósofos e tribunos se misturavam em praça pública.

Na época ocorriam verdadeiros bacanais.

Com o advento do cristianismo, as festas “pagãs” eram incorporadas as festas sacras.

A palavra "carnaval" está, relacionada com a idéia de deleite dos "prazeres da carne " marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres, sugerindo que se poderia fazer o que passasse pelas suas cabeças numa espécie de abuso da carne, do carnal, o profano em oposição ao espiritual.

Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.

O Psycho Carnival chega a sua 13ª edição trazendo novidades para o público sedento de rock durante o carnaval em Curitiba.

É o maior festival do gênero das Américas e um dos mais importantes do mundo, sendo uma referência para a cena psychobilly e um dos principais eventos em crescimento deste estilo no Brasil.  

Com diversas bandas e um público vindo de várias partes do país e do mundo, o festival promove um grande encontro deste gênero na cidade

Sendo um festival que trabalha principalmente no nicho do rockabilly, psychobilly, garage e surf, acredita na representatividade da música Curitibana e Paranaense que apresenta nos palcos.

O evento se destaca por ser independente e ter a maior longevidade na capital Paranaense.

São treze edições ininterruptas, e este ano conta com a presença de sete atrações internacionais.

Além das quatro tradicionais noites de shows, a edição 2012 terá eventos paralelos que já estão incorporados ao festival como os shows nas Ruínas de São Francisco, a famosa Zombie Walk, o encontro Rockabilly Motors Kustom Show e, por último, a Festa da Ressaca.

28 bandas subirão ao palco do Espaço Cult, localizado no Largo da Ordem, centro histórico da cidade.

Entre os grupos internacionais da geração consagrada do templo do  Psychobilly o Klub Foot  estão os holandeses do Batmobile e os ingleses do Coffin Nails.

A estreia do Batmobile no Brasil aconteceu em 2006 na 7ª edição do Psycho Carnival e mostrou por que é uma referência no gênero mundial durante aquele festival.
 A decisão de trazer o Batmobile foi decidida através de posts no Facebook, o barulho de 2006 deixou os fãs ansiosos pela volta do trio nesta edição.

Já a banda Coffin Nails vem pela primeira vez ao país, com a presença do fundador Humungus, além de Mad Man Scott e Kris, a banda promete um show com muitas surpresas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário