segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Chevrolet

A Chevrolet foi fundada em novembro de 1911, na cidade de Detroit, por Louis Chevrolet e William Durant.

O franco suíço Louis Chevrolet era um piloto de corridas, mecânico e engenheiro.

Durant acreditava que a reputação de Chevrolet como piloto de corridas ajudaria a vender o veículo, portanto deu o nome de Chevrolet ao mesmo.


William C. “Billy” Durant era um empreendedor automotivo visionário.
Fundou a General Motors em 1908, saiu em 1910 e em 1911 fundou a Chevrolet, junto a Louis. Depois que a GM comprou a Chevrolet em 1918, Durant voltou a GM e em 1920 deixou novamente a empresa que fundara.
Com a crise acabou indo mal com seus investimentos em Wall Street , morreu em1947, está sepultado no Cemitério Woodlawn,  Bronx em Nova Iorque. 


Louis Chevrolet perdeu todo seu patrimônio durante a crise de 29, chegou até a trabalhar como mecânico em uma fábrica da Chevrolet em Detroit onde moldou a sua reputação como piloto de corridas e mecânico inovador.
Louis morreu em 1941 e foi sepultado em Indianápolis, perto da famosa pista de corridas.


O primeiro carro da Chevrolet foi o Serie C Classic 6, o qual possuía um motor 4.9 de seis cilindros de 39 cv e chegava a 104 km/h. Tinha motor de partida elétrico e faróis elétricos, numa época em que tais itens eram raros até entre modelos de luxo.


Em 1914 o logotipo icônico da Chevrolet, a “gravatinha” é utilizada pela primeira vez, neste mesmo ano o modelo H é lançado com o robusto motor de quatro cilindros que ajuda a construir a reputação do Chevrolet como um carro confiável. O motor seria o propulsor dos Chevrolets até 1928.

O evento que tornou a marca mundialmente conhecida foi o lançamento do bloco V8 em 1955, sofreria algumas modificações e chegaria a ocupar a parte de motorização dos esportivos dos anos 70, como Camaro e Corvette. 


Alguns de seus carros mais famosos são o Chevy Bel Air 1955, Corvette Sting Ray um dos mais belos veículos já projetados, o Camaro 1967, desempenho acessível aos mais jovens, e o Suburban, conceito lançado em 1935.


Nenhum comentário:

Postar um comentário