segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Famous Monsters of Filmland


A revista Famous Monsters of Filmland, foi editada em 1958, era dedicada ao universo dos filmes de terror, ricamente ilustrada e com ótimas entrevistas de atores e diretores, foi referência para os fãs do gênero até seu encerramento em 1983, inspirado diretamente a criação de muitas outras publicações similares, criação de Forrest J. Ackerman, conhecido como "Mister Science Fiction"

Consta que muita gente foi atraída para os campos do horror e da Ficção Científica, pela revista , Stephen King a menciona várias vezes, e os cineastas Joe Dante, John Landis e Stephen Spielberg foram seus leitores, alguns desses diretores o incluíram como extra, em seus filmes.

Ackerman, além de editor e agente literário, foi fã ativo desde a década de 1920 tendo sido editor associado do primeiro fanzine conhecido, The Time Traveller. Publicou contos de maneira esporádica, desde 1929, e foi o mais famoso colecionador de livros e de memorabilia de ficção científica, tendo montado, em uma mansão de 18 cômodos em Los Angeles, a Ackermansion, um museu dedicado à Ficção Ciêntifica e ao horror no cinema e na literatura. 

O Smithsonian Institution o listou entre os dez melhores museus particulares dos Estados Unidos, são mais de 300 mil itens.

Ackerman também é conhecido por ter criado a personagem dos quadrinhos, Vampirella, faleceu em 04 de Dezembro de 2008.

A primeira edição, publicada em fevereiro de 1958, foi tão bem sucedida que ela necessitava de uma segunda edição para satisfazer a procura do público, seu futuro como parte da cultura americana foi imediatamente óbvio, até que sua publicação em 1983.

Famous Monsters of Filmland foi ressuscitada em 1993 pelo  fotógrafo de filmes de terror Ferry Ray, em 1997, Ackerman entrou com uma ação civil contra Ferry que perdeu, com decisões em favor de Ackerman, Ferry pediu concordata.

No final de 2007, Philip Kim, um empresário e um investidor privado, comprou os direitos do logotipo  e os títulos, entrando em um acordo com Ackerman usar  as marcas e manter a aparência original da revista, em 07 de dezembro de 2009, Kim anuncia retorno da revista impressa.

O renascimento da revista de terror clássico veio em julho de 2010, com a publicação de Famous Monsters of Filmland  nº 251, em Indianapolis na Convenção Famous Monster. O sucesso da revista impressa na Convenção Comic-Con International em San Diego rendeu o anúncio de expansão da revista na distribuição e circulação em cadeias de grandes  livrarias e independentes na América do Norte e Reino Unido.
 

A Classics Movieland Publisher, anunciou simultaneamente que a revista iria entrar em um cronograma de publicação bi-mensal para atender o aumento significativo de pedidos de leitores cativados começando com o nº 253.

Em abril de 1981, a banda The Misfits adotou  a mesma fonte da revista em sua logo nos álbuns, camisetas, e outros materiais promocionais.

Em 1999, The Misfits lançaram um álbum com o nome de Famous Monsters .





Nenhum comentário:

Postar um comentário