quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Car's - Buick



A Buick nasceu em 1899 com Buick Auto-Vim and Power Company, uma empresa produtora de um motor de combustão interna independente e de automóveis. Esta empresa seria em Maio de 1903 incorporada como Buick Motor Company, pelo escocês David Dunbar Buick, instalando-se em Detroit, no estado do Michigan.


Ainda em 1903, a empresa que apresentava grandes dificuldades foi adquirida por James H. Whiting que a transferiu para a sua terra natal Flint. Para administrar a sua nova aquisição Whiting chamou em 1904 William C. Durant. Quanto a David Buick, vendeu a sua parte por uma soma muito pequena e morreu em circunstâncias modestas 25 anos mais tarde.


Os primeiros modelos
Em 1904 a Buick apresentou o seu primeiro modelo, o Model B. Nesse mesmo ano foram produzidas 37 unidades do modelo, que não chegaram até aos dias de hoje.


O motor e a arquitetura do chassis seriam utilizados na produção do Model F lançado em 1909. A Buick deve o seu sucesso inicial ao motor com válvulas na cabeça patenteado por Eugene Richard. A criação da General Motors é atribuída em parte ao sucesso da Buick, pelo que os designs de Marr e Richard levaram a marca em direção à GM.


Graças à capacidade natural de Durant para promover, a Buick rapidamente alcançou o lugar de maior fabricante de atomóveis da América. Através dos lucros Durant iniciou uma série de aquisições corporativas que deram origem ao grupo General Motors. No início as marcas que faziam parte do grupo competiam umas com as outras, mas Durante acabou com essa situação. Assim cada marca passou a ter como objetivo um diferente tipo de consumidor. Neste esquema, a Buick ocupava quase o lugar cimeiro, sendo apenas ultrapassada pela Cadillac. Este é o mesmo lugar que a marca continua a ocupar na gama General Motors até aos dias de hoje.


O primeiro modelo fechado da Buick foi lançado quatro anos antes que a Ford, em 1911. Em 1929, a Buick lançava uma marca própria, a Marquette, de forma a criar uma ponte entre os preços da Buick e da Oldsmobile. 


A nova marca não foi bem sucedida e seria desmantelada em 1930. Em 1939 a Buick tornou-se também na primeira marca de automóveis a introduzir os “piscas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário