quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween


É um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos Celtas.

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo.

Na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro, o feriado era Samhain, o Ano novo Céltico.

Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas, nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte na Escandinávia.

Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.

Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de sua casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava.


Jack O'Lantern.

Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.

Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda, o Diabo concorda, mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.

Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda.
Jack morre em 31 de Outubro, tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno.

O diabo, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.

Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern.

Quem presta atenção vê uma luz fraca na noite de 31 de outubro, é Jack, procurando um lugar.

Originalmente na Irlanda os nabos eram usados como "lanterna do Jack ", mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos e a adotaram.


Dia das Bruxas

Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro.

Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo.

Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

É um momento de reunião e comunhão religiosa entre bruxas, e que se pratica em torno celebração de uma comunicação com os seres espirituais de onde provem o seu poder e existência.

A maior parte das crenças comuns concordavam que o demônio se encontrava presente geralmente incorporado na forma de um bode negro.
Também era comum acreditar-se que vários demônios presidiam e participavam na celebração desta cerimônia infernal de bruxaria.

Igualmente as bruxas ofereciam os seus corpos á possessão de demônios que assim incorporavam nelas para festejarem os seus mais luxuriosos e depravados vícios em carne humana, como tanto lhe é agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário