quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gibicon - Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba



Gibicon - Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba

Curitiba será também a capital internacional das histórias em quadrinhos.

Entre os dias 25 e 28 de outubro, uma gama de autores, mostras e debates tomará conta dos variados pontos culturais do município. Tudo em nome da Gibicon.

O encontro já disse a que veio no ano passado, quando foi realizada uma edição zero do evento.
A programação deste ano consegue estreitar o diálogo tanto com os temas que vêm de fora quanto com as raízes dos quadrinhos na cidade. Um bom exemplo disso está nas homenagens.

A Gibicon não só apresenta quadrinistas renomados de todo o mundo, como também prestigia os profissionais locais e ajuda a promover o mundo dos quadrinhos no cenário nacional. Oferece oficinas, lançamentos, minicursos, sessões de autógrafos, debates, palestras e muitas outras atividades.

Tanino Liberatore, o criador de Ranxerox que encabeça a lista de convidados internacionais,italiano preparou uma exposição de seus trabalhos, e vai participar de debates e sessões de autógrafo.

Além de Liberatore, vêm Fabio Civitelli (também italiano, conhecido desenhista de Tex), os alemães Isabel Kreitz e Mawil  (que lança seu primeiro trabalho no Brasil, Mas podemos continuar amigos...) e o argentino Eduardo Risso (100 Balas, Spaceman). Também faz parte do evento uma exposição de quadrinhos russos, inédita no Brasil.

Um dos nomes que serão lembrados pela Gibicon é o do italiano Sergio Bonelli (1932-2011), editor de Tex, Zagor e de tantos outros personagens importantes para a história da história em quadrinhos mundial.

Outra lembrança da Gibicon dialoga diretamente com Curitiba e com o pioneirismo dela no cenário nacional. Foi na cidade que surgiu, há 30 anos, a primeira Gibiteca do país, data que pautou a homenagem. O acervo de 32 mil títulos é mantido num espaço chamado Solar do Barão.
Entre as obras, há raridades da primeira metade do século 20, como exemplares das revistas “O Tico-Tico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário