domingo, 11 de novembro de 2012

Beer



A palavra Urquell significa "original", portanto Pilsner Urquell significa a cerveja Original de Pilsen.

Até 1840 a maioria das cervejas fabricadas na Boêmia, região da atual República Tcheca, eram Ales de cor escura e turvas. O padrão destas cervejas variava muito em sabor e qualidade, o que causava insatisfação nos seus consumidores. Em 1839 os cidadãos da cidade de Pilsen fundaram a Bürger Brauerei com o objetivo de fabricar cerveja segundo o estilo da Baviera, região da atual Alemanha. Os cervejeiros da Baviera já possuíam experiência na fabricação de cervejas utilizando a estocagem em baixas temperaturas dentro de caves utilizando fermento Lager , resultando em cervejas mais claras e transparentes.

A Bürger Brauerei contratou um cervejeiro da Baviera, Josef Groll que no dia 5 de outubro de 1842 produziu a primeira leva de uma cerveja que daria início a um novo estilo.
Batizada de Pilsner Urquell, uma cerveja de cor dourada, límpida e brilhante com um ótimo perfil de lúpulo, sendo a primeira Pilsen da história.

Vários fatores ajudaram no surgimento deste novo tipo de cerveja. O controle sobre o processo de malteação permitiu que maltes mais claros pudessem ser obtidos, resultando em uma cerveja de cor mais clara, dourada, diferente das cervejas escuras mais comuns na época.

A presença de ingredientes de boa qualidade como a água com baixo conteúdo de minerais de Pilsen, conhecida como água mole, ideal para a fabricação deste tipo cerveja, os maltes da Boêmia e da Morávia e o lúpulo da variedade Saaz da região de Zatec.

Na época, a popularização de copos de cristal permitiu que as pessoas pudessem ver e apreciar a cor do que estavam bebendo.


A cor dourada daquela nova cerveja contribuiu muito para que ela se tornasse um sucesso.

Muitas cervejarias passaram a tentar reproduzi La, hoje a maior parte da cerveja consumida no mundo é denominada pelos seus fabricantes de Pilsen, apesar de que elas não são parecidas com a Pilsen original de Josef Groll, a não ser pela aparência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário