sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia de Los Muertos


Assim como o Brasil, o México também homenageia seus mortos no dia 2 de novembro.
Mas a maneira da fazer essa reverência é bem diferente, lá não se repete o tom sóbrio, para não dizer melancólico, que a data tem por aqui.

Mais que um momento para lembrar entes queridos, o Dia dos Mortos é uma das manifestações culturais mais importantes do México. Com origem no período pré-hispânico, trata-se de uma data de celebração, de comemoração e de artefatos coloridos para receber uma visita marcada, anualmente, para o dia 2 de novembro, data que remonta o legado dos povos mesoamericanos de pelo menos três mil anos, e que foi declarada pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2003.

Os mexicanos celebram os seus mortos com caveiras risonhas, piqueniques em cemitérios e muita comida.
"As origens da realização do Dia dos Mortos no México são anteriores à chegada dos espanhóis, mas se fundem com a tradição medieval católica", 
"Os mortos representam um papel muito importante em todo o ciclo agrícola. Pedem apoio para eles nos momentos críticos, como nas chuvas. Eles são os intermediários com os deuses", explicou Merina.
As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte". Com a chegada dos espanhóis, a tradição da colheita se uniu com os costumes medievais católicos, fazendo aparecer modificações na elaboração das oferendas e nos altares.

“Trata-se de uma identidade baseada no transcendental, que ultrapassa os limites da vida e atinge os níveis simbólicos da morte”, dizendo que a celebração mexicana funciona como uma ‘confraternização’ entre mortos e vivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário