domingo, 13 de novembro de 2011

Rat Rod

Rat Rod é um estilo, o termo tem sido usado para descrever quase todo o veículo que aparece inacabada ou é construído simplesmente para ser conduzido.
Como acontece com muitos termos culturais, há controvérsias sobre a origem do "Rat Rod". 

Alguns dizem que apareceu pela primeira vez em um artigo escrito na revista Hot Rod por Gray Baskerville sobre carros que ainda ostentava uma camada de primer edição de dezembro de 1972

Embora o termo provavelmente começou como depreciativo ou pejorativo (e ainda é usado desta forma por muitos),mas os membros das subculturas que constroem esses carros para os desfrutar adotaram o termo de forma positiva.

Não deve ser confundido com o Hot Rod tradicional, que é uma restauração precisa, re-criação ou período correto de um Hot Rod da mesma época.

Originalmente o Rat é uma reação contrária ao alto preço de se "costumizar" o tradicional Hot Rod, com apenas o essencial para ser conduzido, chassis de carros velhos, pintura original em fase de renovação ou enferrujado, muitas vezes têm seus pára-lamas, capôs, estribos e pára-choques removidos.

Os corpos são frequentemente canalizados ao longo do quadro ou seccionada,  os tetos são cortados para um perfil mais baixo, depois do pós-guerra os veículos raramente são construídos sem pára-lamas e muitas vezes são personalizadas na forma de Kustoms, leadsleds e lowriders. 
Cruzes de Malta, crânios e outros acessórios são muitas vezes adicionados, grades, lanternas traseiras  e de outras partes do corpo são trocados entre diversas marcas e modelos.

A maioria, se não todos, o trabalho e engenharia é feita pelo proprietário do veículo.
Não precisam de funilarias de alta qualificação, nenhum excelente pintor, os Rat’s são destinadas a ser conduzido, não mostrado em desfiles.

Ao contrário de um Hot Rod, que passa muito tempo em uma funilaria e pintura, maravilhoso estofado, chama de fogo, cromados, belas rodas, escapamentos e tudo parecendo um "brinco".
As culturas biker, greaser, rockabilly e punk são frequentemente creditado como influências para os Rat’s em forma rodding, matém vivo o estilo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário