domingo, 2 de outubro de 2011

The Meteors

The Meteors começou como uma reação contra o rockabilly suave que era popular na época, para se tornarem nos "Kings of Psychobilly".

The Meteors são uma banda de psychobilly do Reino Unido, a eles muitas vezes é creditado como a precursora do gênero que  dá ao seu estilo o  som característico.  

Embora as origens do psychobilly sejam discutíveis.
 
Formada em 1980 por P. Paul Fenech (guitarra e vocais), Nigel Lewis (baixo) e Mark Robertson (bateria).  

Nos anos 70 Paul Fenech forma um grupo de Rockabilly de nome Southern Boys.

Mais tarde, juntamente com o baixista da mesma banda, Nigel Lewis, decide criar um duo de nome Rock Therapy.

Em 1980 com o baterista Mark Meadham, decidem formar nova banda, com o nome Raw Deal.

No mesmo ano, e após alguns espetáculos, e participação em álbuns de compilações de rockabilly, Fenech decide alterar a imagem da banda, dando-lhe um aspecto Punk, a fim de experimentar um novo som que mistura filmes de horror e letras de ficção científica com um som crossover de rock-punk e rockabilly.
 
Este som viria a ser chamado psychobilly. 

Estas mudanças levam a nova alteração do nome da banda, e passam a designar-se por The Meteors.

The Meteors fez seu primeiro show durante a Noite Rockabilly no The Sparrow Hawk no norte de Londres, mas depois de serem vaiados devido à sua moda punk, decidiram começar a fazer shows em outros locais, além dos clubes rockabilly.

O ritual Fenech de cuspir sangue durante as apresentações fez muitos clubes recusarem-se a contráta-los, pois acreditavam que eles eram perigosos.

A banda começou a tocar em clubes de punk rock ao lado de outras bandas punk do Reino Unido, como o UK Subs.
The Meteors Live is a political or religious Free Zone.

 

No entanto, ao contrário de bandas punk, o Meteors também inventou o conceito do psychobilly de ser apolítico e areligião, encorajando seus shows a ser uma zona "não-politizada", para evitar brigas entre os fãs, como estava se tornando recorrente no cenário punk da época.

Até hoje, praticamente nenhuma música de psychobilly fala de política, apesar da maioria dos psychobilly’s repudiarem os pensamentos de extrema direita.

Eles tem um público fiel conhecido como
" Crazies", com seu próprio estilo de dança
um cruzamento entre dança e moshing.

O trabalho discográfico dos Meteors é extenso, álbuns oficiais, singles incontáveis, para não mencionar dezenas de compilações e re-edições.

Muitos foram feitos em seu próprio estúdio de gravação, "In Heaven", e dos membros da banda, apenas Paul Fenech se mantém atualmente.

Paul Fenech também lançou álbuns solo e trabalha em um projeto paralelo de rockabilly, o Legendary Raw, em homenagem a sua primeira banda.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário